Nossa História

O Grupo da Sopa foi criado em 1996, por iniciativa de um grupo de amigos que resolveram dedicar algumas horas semanais para ajudar o próximo. Durante os dois primeiros anos, esses amigos preparavam sopa para distribuir nas ruas de São Paulo.

Com o fortalecimento do grupo, em novembro de 1998, a tradicional sopa foi substituída por refeições e assim é feito até hoje, onde voluntários doam um pouco do seu tempo para suprir uma das inúmeras necessidades diárias das pessoas que não tem um teto e muito menos a oportunidade de preparar suas próprias refeições. São homens, mulheres, crianças e até famílias inteiras que, por várias circunstâncias, tem como moradia as marquises, viadutos, pontes e calçadas da cidade.

Com dedicação e carinho, todas as quintas-feiras, são preparadas mais de 250 refeições para serem entregues em vários pontos da cidade de São Paulo. Arroz, feijão, carne com legumes e polenta compõem uma recheada marmita (são aproximadamente 650 gramas em cada uma!!!) que é entregue junto com uma garrafa de suco, sobremesa e água.

Após o preparo das marmitas e organização do espaço, os voluntários se dividem em grupos que seguem para a entrega em diferentes lugares. Além dos alimentos, as turmas levam roupas, cobertores e kits higiene para doação. Sem contar toda a atenção e carinho que dedicam àqueles que, muitas vezes, são invisíveis para a sociedade, sofrendo todo o tipo de dor física e emocional.

Alguns querem apenas uma palavra de apoio ou um gesto amigo. Outros pedem ajuda. Tem aqueles que nada falam. E tem os que falam demais, cantam, abraçam e deixam fluir todo o seu sentimento. Cada um com a sua historia, suas dores, suas alegrias. Mal sabem eles o quanto ensinam a esse grupo de amigos há mais de 20 anos.